Em março do ano passado o vereador José Pereira (PPS) encaminhou requerimento no qual solicitava às Faculdades Network a implantação da “Faculdade da Terceira Idade” no Município. Após contato com o vereador, a instituição de ensino está programando para o meio deste ano o Projeto de Extensão “Faculdade Aberta à 3ª Idade: Qualidade de Vida e Inserção Acadêmica”. A ideia é responder positivamente às diretrizes do Estatuto do Idoso, possibilitando a inserção deles na comunidade acadêmica e gerando mais qualidade de vida.
São cursos de atualização cultural que normalmente duram de dois a três anos, em que são ministradas disciplinas como história, economia, filosofia, psicologia e redes sociais, além de orientações na área de saúde e atividades socioculturais. Não há provas para ingressar no curso ou a necessidade de possuir diploma de primeiro ou segundo grau. Em geral, as aulas acontecem de duas a três vezes por semana e a faixa etária dos alunos vai de 40 a 80 anos.
A informação passada pela instituição ao vereador é que Inicialmente o projeto dispõe de 60 vagas, com carga de 160 horas e incluindo disciplinas oriundas dos cursos de graduação – Pedagogia, Administração, Sistemas de Informação, Engenharia e Educação Física. “A Prefeitura já realiza um trabalho formidável com o pessoal da Terceira Idade e esta é uma forma que buscamos para ampliar a inclusão dessas pessoas na cidadania”, defende Pereira.
O vereador tem intensificado ações de seu mandato em relação às causas envolvendo os idosos. ?? da autoria de José Pereira o Projeto que se tornou Lei Municipal criando a Câmara da Melhor Idade, além do Projeto que institui no calendário do Município o Mês do Idoso. Ele ainda propôs, e está em vigor, a Lei Municipal que dispõe sobre prioridade de tramitação de procedimentos administrativos em relação a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.