Quem passar pelas ruas do Residencial Fibra, em Nova Odessa, vai notar uma nova realidade. A Diretoria de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, em parceria com a Diretoria de Serviços Urbanos, realizou na última semana um mutirão para limpeza das vias. Ao todo foram retiradas oito toneladas de materiais inservíveis e lixo.
Diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Aryhane Massita, afirmou que quatro ruas foram limpas nesta ação. Segundo ela, as vias foram fechadas há alguns meses devido à construção de um condomínio industrial. “Moradores aproveitaram o fechamento destes finais de rua e começaram a despejar entulhos e até mesmo lixo doméstico”, disse.Assessor da Diretoria de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, José Carlos de Castro disse que no local havia ratos e animais peçonhentos por conta do acúmulo de materiais depositados irregularmente pela população. Na última semana, a Administração promoveu a limpeza. “Pedimos para que a população destine seus materiais inservíveis nos locais corretos”, disse, lembrando que na cidade existe legislação para quem for flagrado descartando material em local impróprio.Aryhane também ressaltou a importância da população fazer o descarte de lixos e materiais inservíveis nos locais corretos. “O acúmulo destes materiais, além de danos ao Ambiente acarreta na proliferação de animais peçonhentos, colocando em risco a vida dos moradores”, afirmou.Segundo ela, próximo ao Jardim Fibra existe um LEV (Local de Entrega Voluntária), onde é possível descartar recicláveis. “Além disso, temos o EcoPonto no Monte das Oliveiras, onde também é possível levar os materiais”, disse.
LEGISLA????O ??? Em setembro de 2014, entrou em vigor a lei municipal 2.883/2014, que declarou como proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa em área inapropriada. A multa para despejo irregular varia de R$ 500 a R$ 5 mil.A população novaodessense pode descartar os resíduos no EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras, que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.Além do EcoPonto, Nova Odessa conta com os LEVs (Locais de Entrega Voluntária), que recebem apenas materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge e funcionam 24 horas.