NOTA DE ESCLARECIMENTO Nova Plast
Em função da matéria publicada neste portal na última terça-feira, 24/06/2025 com a manchete “Prefeitura de Nova Odessa pagou R$ 7,4 milhões em precatório à empresa da família do ex-prefeito Manoel Samartin”, vimos a público esclarecer os fatos:
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
- Trata-se de uma desapropriação de área particular para o alargamento e duplicação da Avenida Ampelio Gazzetta, importante acesso que liga o município de Sumaré até a Avenida Industrial Oscar Berggren em Nova Odessa.
- Na época da abertura e alargamento da Av. Ampélio Gazzetta, a área desapropriada não pertencia à Nova Plast, mas sim ao Sr Tomislaw Sandin, morador da cidade de Americana.
- Esta desapropriação não foi realizada “durante a gestão do ex-prefeito Manoel Samartin”, como alegado erroneamente na reportagem. O Decreto Municipal nº 1695/2002, que regularizou a área desapropriada para fins de utilidade pública, foi assinado pelo então prefeito Simão Welsh e publicado em 08 de outubro de 2002.
- Ao contrário do afirmado pelo Jornal, Manoel Samartin não faz parte do quadro societário da Nova Plast desde 2004.
- Importante destacar ainda que todo o processo de indenização ocorreu por via judicial, e não através de “atos administrativos”, passando por perícias e percorrendo todos os órgãos judiciais. Ao final, mais de 20 anos depois, foi proferida a sentença que determinou o pagamento da desapropriação pela Prefeitura por precatório.
Nova Plast Indústria e Comércio Ltda.
Leia + sobre partidos política regional