A fila de espera por atendimento com um urologista em Americana chegou em 1600 pessoas. A informação foi confirmada pela prefeitura. Novembro é o mês em que se dedica campanhas de conscientização para a realização de exames de prevenção ao câncer de próstata.
Hoje, Americana está sem a especialidade em seu quadro de médicos na rede municipal, causando assim o acumulo dos atendimentos. De acordo com a prefeitura, até 2016 havia cinco profissionais atendendo na área. A partir de 2017, a rede passou a contar com apenas um médico nessa especialidade, que pediu exoneração no dia 13 de agosto deste ano. Além dos contratados na rede, havia ainda um outro profissional com contrato firmado com a Secretaria de Saúde, por meio do programa Saúde Já. O contrato venceu no início de outubro e o médico não teve a intenção de fazer a renovação, embora pudesse.
Enquanto a prefeitura não oferece a especialidade, os atendimentos são realizados através do CROSS, sistema estadual de atendimentos médicos.
SOLUÇÃO. A prefeitura afirmou que a especialidade voltará a fazer parte do quadro de atendimento através do Cismetro – consórcio de saúde intermunicipal da região metropolitana de Campinas. O empenho dos recursos que serão destinados à manutenção do convênio foi assinado nesta segunda-feira. A partir de agora, a prefeitura poderá iniciar as contratações das consultas especializadas, além de exames, cirurgias e demais procedimentos que estão represados desde 2017.