Os modelos dos debates copiados das TVs norte-americanas e as pesquisas de imagem antes das pesquisas em torno do conteúdo mostram que caminhamos rapidamente para o modelo do voto espetáculo.
A imagem precisa ser mudada- só ela. E nossa experiência recente mostra que isso da resultado. Seja o ‘modelo’ Collor em 1989. O Lula paz e amor de 2002 e a Dilma repaginada de 2010. Imagem parece ser tudo.
E para 2018 temos um Bolsonaro viril, macho e defensor da raça. Isso atrai muita gente. Soma-se a isso que o discurso tem que ser muito simples, quase rústico. Não precisa conhecer de economia. Afinal, trata-se da imagem.
O PT e seu fracasso como projeto fez apenas crescer a negação da política e da ideologia. Tudo o que tem caráter ideológico é esquerdista, comuna, ‘volta pra Cuba’ e semelhantes xingamentos.
O desafio agora é convencer que se consegue ser pasteurizado e simples. Difícil para a esquerda (PSDB incluído), que não consegue entender a nova era do puro espetáculo.