Na próxima quinta-feira (30/11), às 15h, a Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoverá, em Sumaré, ato de solidariedade em favor do advogado João Guedes, que, de maneira abusiva e truculenta, passou por abordagem policial e foi ameaçado de ser colocado na caçamba de uma viatura da Polícia Militar. O caso aconteceu em Americana, no dia 16 de novembro. A mobilização da OAB SP acontecerá em frente à sede da Subseção de Sumaré, localizada na Rua João Jacobe Rohweder, 60, no Jardim Alvorada.

Desde que ocorreu a violência contra as prerrogativas do advogado, a OAB SP e as subseções de Sumaré, onde o profissional está inscrito, e de Americana têm dado total apoio à vítima. No dia seguinte ao episódio, a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, participou de videoconferência com o advogado João Guedes, o presidente da OAB Sumaré, Paulo Roberto da Silva, e outros membros da diretoria da subseção local, para discutir os encaminhamentos necessários contra esta violação das prerrogativas profissionais da advocacia.

Mais notícias da cidade e região         

Indignada com as imagens de vídeo que mostram a abordagem truculenta e intimidadora do policial militar de Americana, a presidente Patricia Vanzolini, que estará presente no ato, reforça a importância da mobilização da advocacia da região de Americana e também de todo o interior para que acontecimentos como este não se repitam. “É fundamental nos mobilizarmos e mostrarmos que o dr. João Guedes não está sozinho. A união de classe é muito importante nos casos de violação de prerrogativas profissionais, uma vez que a advocacia é um contrapoder, o anteparo contra o abuso”, ressaltou a presidente da OAB SP.

O fato ocorreu quando o advogado João Guedes exercia sua profissão, representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região em assembleia de trabalhadores, em frente a uma empresa metalúrgica em Americana. As imagens do policial militar segurando o advogado negro pelo cinto da calça por vários minutos, e anunciando que pretendia levá-lo detido dentro da caçamba da viatura, circularam pelas redes sociais e chocaram a advocacia e a sociedade. Para a OAB Sumaré, além de violar as prerrogativas do advogado, a ação policial teve um viés racista e contra a atividade sindical.

 

Serviço 

Ato de solidariedade em favor do advogado João Guedes

Data: 30/11/2023

Horário: 15h

Local: Subseção de Sumaré da OAB SP – Rua João Jacobe Rohweder, nº 60, no Jardim Alvorada

 

 

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP

OAB SP promove ato de solidariedade em favor de advogado que sofreu abuso de autoridade