A Rumo, empresa responsável pela malha ferroviária paulista, inicia nesta segunda quinzena de outubro a construção do viaduto na Avenida João Argenton entre a ferrovia e a via municipal.

O anúncio do início da obra – intermediada pelo deputado Dirceu Dalben – foi feito na semana passada pelo prefeito Luiz Dalben. A estimativa para o término da obra é de 10 meses (sujeito a alterações de acordo com as condições climáticas), segundo a Rumo.

“É um antigo sonho que vai se tornar realidade. Trata-se de uma obra que vai trazer mais fluidez no trânsito e segurança aos motoristas. Vamos acompanhar de perto a construção deste dispositivo que trará muitas melhorias para o trânsito de Sumaré”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.

Mais notícias da cidade e região                 

Obra do viaduto da av João Argenton começa este mês

De acordo com a Rumo, o tráfego para veículos e pedestres será interditado na região do cruzamento da Avenida João Argenton. Durante o período de obras, toda organização do fluxo rodoviário e sinalização de trânsito no local será feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, responsável por orientar motoristas e pedestres.

A empresa explica que a obra irá eliminar os riscos de colisão e atropelamento no local. O viaduto terá 120 metros de comprimento e largura de 9,10m. A altura do dispositivo será de 6,75 metros, permitindo que todas as composições, incluindo os trens double-stack (contêineres em dois níveis) circulem pelo local com total segurança.

Segundo Rodrigo Verardino De Stéfani, executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo, a obra é uma das contrapartidas da renovação antecipada do contrato da concessão da Malha Paulista, que foi assinado em maio de 2020 entre a  Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)  e a Rumo. “Foi a primeira renovação antecipada de um contrato de concessão ferroviária no Brasil. O processo levou quatro anos. Foram apresentados diversos estudos técnicos, que foram discutidos em consultas públicas e audiências. Tudo acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal e Tribunal de Contas da União (TCU). Lideranças locais, como o prefeito e o deputado Dalben, tiveram um papel fundamental em todo esse processo”, explica o executivo.

De acordo com Rodrigo, a obra será realizada em parceria com a prefeitura de Sumaré e tem como finalidade garantir um convívio melhor e mais seguro entre a ferrovia e a comunidade. “Um dos principais objetivos da construção do viaduto é otimizar o fluxo rodoviário e ferroviário e garantir um trânsito seguro a todos. Há anos a população reivindicava por essa obra que só foi viabilizada graças a mobilização conjunta entre a iniciativa privada, as lideranças do município, estado e governo federal”, finaliza Rodrigo.

 

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP