O vereador Odir Demarchi (PR) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações sobre a lei municipal, que autoriza o Poder Executivo a dar treinamento em primeiros socorros aos professores e funcionários da rede pública municipal de ensino.
No documento, o parlamentar relata o caso de uma criança de dez anos que morreu na cidade de Campinas em 2017, após engasgar com um pedaço de salsicha, durante um passeio escolar. ???Esse é um caso que sensibilizou muitas pessoas, que foram às redes sociais para mobilizar a sociedade e políticos para a criação de uma lei, com o intuito de que as unidades de ensinos possuam profissionais treinados e capacitados em casos como esse???, aponta.
No requerimento, o vereador pergunta se desde a sanção da lei existe alguma unidade da rede de ensino com profissionais treinados para executar os primeiros socorros. Questiona ainda qual a possibilidade de uma ação efetiva que vise o treinamento de funcionários para atuar em casos de salvamento em todas as unidades escolares do município.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (1).