O vereador Odir Demarchi (PR) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento em que pede informações e providências do Poder Executivo sobre a falta de medicamentos na rede pública municipal de saúde.
No documento, o parlamentar afirma que em visita à Farmácia Central, ouviu questionamentos de moradores sobre a falta de medicamento na farmácia popular e em unidades de saúde do município. ???Diante destes relatos, a falta de previsão de reposição dos medicamentos tem preocupado, já que o longo período sem a utilização dos remédios podem gerar grandes prejuízos à saúde???, relata. ???O direito aos medicamentos é assegurado pela Constituição Federal, e seu acesso é dever do estado e do município, mediante políticas econômicas e ambientes que visem à prevenção e/ou eliminação do risco de doenças e outros agravos???, aponta Odir.
No requerimento, o vereador questiona se existem débitos da administração pública em relação a compra de remédios, se o estado está repassando a verba destinada ao programa de medicamentos e de quanto é essa verba. Questiona, ainda, como a prefeitura pretende sanar o problema e qual a previsão para que o fornecimento de medicamentos seja totalmente normalizado.
O requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores em Plenário, na sessão ordinária de quinta-feira (7).