Nesta minha primeira coluna no Portal Novo Momento irei falar sobre um dos assuntos mais comentados recentemente, a redução da maioridade penal. Estarei sempre falando sobre temas atuais e diversos, grande abraço a todos e espero que gostem, mas se não gostarem fica aberto o espaço para sugestões de melhoria.
A discussão sobre a redução da maioridade penal no Brasil e em especial no estado de São Paulo ganhou destaque na mídia nos últimos dias, muitas opiniões a favor e tantas outras contra a medida. Um assunto extremamente polêmico e diga se de passagem com razão, afinal quase que diariamente algum menor está envolvido em um crime que volta a despertar a discussão sobre o tema.
Pois bem, eu tenho minha opinião bem clara sobre a redução ou não da maioridade penal, sou contra, alguns pensarão ou até dirão que sou a favor da impunidade, mas não é bem assim, basta que pensemos na situação como um todo.
Imagine que seja aprovada a redução da maioridade penal de dezoito para dezesseis anos, problema resolvido certo?! Muito pelo contrário, pois mesmo assim os menores continuarão sendo usados por traficantes e outros marginais, só que os infratores serão os adolescentes de quinze, catorze anos ou até menos.
O que precisa ser feito é dar uma educação de qualidade para esses jovens, é dar opções de lazer para que ele não se envolva com o crime, dar oportunidade de emprego, de aprender desde cedo um ofício, uma profissão digna e como fazer isso? Valorizando os profissionais da educação e construindo escolas amplamente adaptadas a realidade do mundo atual e não construindo mais presídios, porque se redução for aprovada, as cadeias hoje já superlotadas não serão suficientes e outras deverão ser erguidas para suportar essa nova ???população???.
Mas para os nossos governantes é bem mais fácil dar uma ???canetada??? a fim de tapar o sol com a peneira do que buscar soluções de fato concretas e que poderão mudar a situação que vivemos atualmente. Por isso o voto é sua maior arma cidadão, não vote pela amizade, pela vantagem própria, mas sim pela dignidade, pelo avanço e então verás a tua força.
Marcelo Olandin Nunes,
Santa Bárbara d???Oeste, 22 de abril de 2013.