A disputa pela presidência da Câmara de Americana foi definida com a intervenção do prefeito reeleito Omar Najar (PMDB). A reunião que aconteceu na indústria Najar foi decisiva para fechar o processo e eleger Alfredo Ondas (PMDB) chefe do legislativo pelos próximos dois anos.
A articulação foi até o momento da votação e o placar de 11 a 8 não teria agradado Najar, que esperava mais aliados.
Segundo o presidente eleito, os 11 votos recebidos foram confirmados com assinatura. “Nós tivemos uma reunião com os vários vereadores que compuseram a nossa base que nos propiciou essa vitória ontem (31), onde os 11 assinaram uma carta compromisso para estarmos juntos nessa eleição”, disse Ondas.
Ainda de acordo com Ondas, apesar do esboço da votação já desenhado, ainda existia dúvida. “Nós já tínhamos um esboço daquilo que viria pra cá, mas como existia um movimento muito grande tentando convencer esses vereadores a saírem do nosso grupo, eu confesso que por alguns momentos eu temi que alguém acabasse mudando de ideia antes da votação”, afirmou o presidente eleito.
O nome que disputou com Ondas foi o de Welington Rezende (PRP), indicado por Maria Giovana (PCdoB). Em sua indicação, Giovana afirmou que acredita e defende uma Câmara independente do poder executivo.