A província canadense de Ontário é um dos destaques no setor de pesquisa e desenvolvimento na América do Norte. A região possui vantagem de custo de 23,9% na comparação à média dos Estados Unidos e investe cerca de 14 bilhões de dólares na área por ano. Uma das características mais marcantes no cenário de R&D na região é a parceria entre as instituições de ensino e o mercado.

Um dos melhores exemplos que refletem essa parceria é o suporte do Google e da Communitech para a expansão do programa Velocity da Universidade de Waterloo, que apoia o desenvolvimento de comunidades de startups. O Google cedeu espaço e o programa da universidade foi ampliado em 11 mil metros quadrados. A empresa também aumentou sua presença em Waterloo com a inauguração de uma nova sede, que reunirá 350 engenheiros em 185 mil metros quadrados.
Outro atrativo do mercado de Ontário são os centros especializados, que incentivam a pesquisa e o desenvolvimento aplicável no negócio. Localizado em Toronto, o MaRS Discovery District coloca, no mesmo ambiente, educadores, pesquisadores, cientistas sociais e empresários para incentivar a inovação e facilitar o contato de empresas com oportunidades de negócios e acesso a capital. O MaRS emprega cerca de 5.000 pessoas e já angariou um capital de 1,3 bilhão de dólares entre 2012 e 2014.
A Universidade de Waterloo, por sua vez, oferece o diferencial de que toda propriedade intelectual criada pertence ao aluno que a desenvolveu, e não à instituição. Essa medida encoraja jovens de todo o mundo a estudar em Ontário e desenvolver inovações que, muitas vezes, se transformam em negócios de sucesso. Atualmente ex-alunos são responsáveis por cerca de 200 empresas instaladas na região, como a Kik, Thalmic Labs, Vidyard e MappedIn.