Criada em 2013, a Orquestra de Violeiros Mirins de Nova Odessa funciona através de parceria da Prefeitura com patrocínio da empresa Profil. Atualmente são 75 alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) ‘Prefeito Simão Welsh’, no Jardim Santa Rita 2, que frequentam aulas gratuitas e aprendem a musicalização. Este ano foram 35 novos integrantes no grupo, mantido pela Secretaria Municipal de Educação através da renovação constante.

Tendo principalmente estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental, a Orquestra de Violeiros Mirins foi criado em março de 2013 com o objetivo de resgatar a música sertaneja de raiz e contribuir para o crescimento cultural dos alunos da cidade. ????? um projeto do prefeito (Benjamim) Bill (Vieira de Souza) com apoio da Profil???, resume o secretário-adjunto de Educação, Achille Nicola Fosco.

Com 10 apresentações ao longo deste ano, o grupo busca a continuidade para 2018. ???Todo início de ano ocorre uma renovação, com a saída de parte dos alunos que completou o 5º ano e, por um motivo ou outro, não continua. Assim como o ingresso de novos membros???, explica. ???Existe uma reciclagem natural???, reforça o secretário-adjunto. O grupo possui sede própria em um prédio localizado no Jardim Eneides.

???A Profil acreditou no incentivo para esse projeto cultural-educacional e não tem medido esforços para apoiar a iniciativa, com acompanhamento, incentivo às crianças e avaliações constantes???, acrescenta Nicola Fosco. ???Exceto pela aquisição dos equipamentos, a Administração Pública não tem custos de manutenção???, completa. As aulas ocorrem em períodos da manhã e tarde, no contra turno escolar.

A maestra da Orquestra de Violeiros Mirins, Iara Zalla, destaca a evolução dos jovens músicos, que inclusive já se apresentaram com a Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’. ???Estamos agregando diversidade ao trabalho feito com os jovens???, cita. Além do sertanejo tradicional, dito ???raiz???, tem incorporado elementos do estilo chamado ???universitário??? e mais romântico ao repertório dos jovens músicos.