A implantação do programa de consumo consciente que tem como foco os 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) na Rede de Supermercados Pague Menos teve início em 2010, com objetivo de conscientizar colaboradores e consumidores sobre a importância de praticar ações sustentáveis no dia a dia. Em dois anos, todas as unidades aderiram as práticas de coleta seletiva e coleta de óleo de cozinha, destino adequado de resíduos eletrônicos, troca de torneiras comuns para itens mais econômicos e revitalização de lâmpadas fluorescentes.

Como resultado, 1.612 toneladas de materiais foram recicladas, sendo 177,17 de plástico, 1.424,24 de papelão, 5,38 de vidro e 5,49 de metais. Entre todos os benefícios, este montante poupou o corte de mais de 28 mil árvores e contribuiu para uma economia de 75% de energia elétrica e redução de 74% da poluição. Além disso, duas unidades da empresa já utilizam água da chuva para sanitários e rega dos jardins.

Em janeiro de 2013, a Rede de Supermercados Pague Menos revitalizou 500 lâmpadas fluorescentes em formato de teste. A prática, que será expandida para todas as lojas, gera uma economia de 40% na aquisição de novos produtos.

Conscientização

Logo na contratação, os novos colaboradores participam de uma palestra com foco no meio ambiente para ter acesso aos projetos socioambientais praticados na rede de Supermercados Pague Menos. Cada unidade possui um comitê ambiental formado por líderes, gerentes e um colaborador de cada setor.

O objetivo é disseminar informações e trabalhar a crescente conscientização de todos. Conforme explicou a especialista em meio ambiente da empresa, Josiane Marinho, é perceptível a transformação da pessoa após o início das atividades. ???Muitos colaboradores relatam que quando passam a trabalhar aqui a conscientização ambiental adquirida na empresa é levada para casa deles???, disse.

Ararildo e sua turma

Uma parceria fechada com as prefeituras de Americana e Santa Bárbara d’Oeste permite que a atuação ambiental da Rede Pague Menos de Supermercados alcance a casa de colaboradores e consumidores. A empresa desenvolveu uma cartilha, na qual o personagem principal, Ararildo, consegue passar de forma lúdica (em formato de histórias em quadrinhos) dicas importantes do dia a dia para contribuir com o meio ambiente. Assim, a especialista no assunto Josiane Marinho ministra palestras em escolas públicas estaduais com intuito de disseminar esta mensagem sustentável aos alunos e professores. No total, 950 estudantes de 16 instituições de ensino passarão pelo projeto em 2013.