Pai do modelo de reeleição no Brasil, o PSDB de Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves agora quer mudar a regra do jogo mais uma vez.
Presidente nacional do PSDB e provável candidato do partido na disputa presidencial em 2014, o senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta terça-feira que a legenda pedirá o fim da reeleição em cargos eletivos em sua proposta para a reforma política, e defenderá o mandato de cinco anos.
A reeleição para cargos executivos foi aprovada em 1997, sob a presidência de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em meio a escândalos de suposta venda de votos de parlamentares para a aprovação do projeto, que beneficiou o tucano, reeleito no ano seguinte.
Em entrevista coletiva, o presidente do PSDB apresentou propostas do partido para a reforma política, e sugeriu que o Congresso debata o tema para que a população o aprove ou reprove através de um referendo, na contramão da proposta governista de consulta prévia através de um plebiscito.
???(São) Propostas que começam com o voto distrital misto, onde uma parcela dos parlamentares seja eleita por distritos, e outra eventualmente numa lista partidária. Defendemos o fim das coligações proporcionais, para impedir a usurpação do voto do eleitor, que vota num determinado candidato e elege outro, que não tem na sua atuação parlamentar qualquer sintonia com aquele que efetivamente recebeu o voto???, disse o tucano.