Levar conscientização sobre descarte de resíduos produzidos no dia a dia para um público de idosos, a fim de que eles levem essa mensagem de educação ambiental a seus familiares. Esse foi o objetivo da palestra e da Feira de Troca Solidária promovidas na manhã desta quarta-feira (9) no auditório da Prefeitura de Nova Odessa.
A iniciativa é da Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e com as Prefeituras de Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Capivari. Além de dirigentes ambientais dos municípios e do Consórcio, acompanharam a palestra ??? e participaram da feira ??? aproximadamente 70 pessoas.f
“Resíduos sólidos não é só questão administrativa, das Prefeituras, mas de todas as pessoas, em suas casas”, acrescenta a secretária de Meio Ambiente de Nova Odessa, Carla Lucena. Durante a exposição foi citada como exemplo a legislação novaodessense que prevê multas de R$ 500 e R$ 5 mil (na reincidência) por flagrantes de descartes irregulares de resíduos.
Foi destacado que os EcoPontos instalados nos municípios ajudam a população a descartar adequadamente os materiais inservíveis. Diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Aryhane Massita acredita na força da educação ambiental.