A unidade em oração por Bento XVI, Papa Emérito. Desde o pedido feito pelo Papa Francisco na catequese desta quarta-feira, 28, várias foram as manifestações de afeto, proximidade e oração pela saúde do Papa Emérito.
“Uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio está sustentando a Igreja”, pediu ontem o Papa Francisco. E acrescentou: “Recordamo-lo, ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.
Celam
As palavras de Francisco comoveram o mundo inteiro e deram origem a várias manifestações de afeto e orações. “Acolhendo o pedido do Papa Francisco, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) se une em oração pela saúde do Papa Emérito Bento XVI”. Esta foi a breve mensagem divulgada pelo órgão episcopal e assinada pelo seu Presidente, Dom Miguel Cabrejos Vidarte.
Aos 95 anos de idade e com uma vida a serviço da Igreja Universal, o Celam recordou com gratidão “os grandes ensinamentos do Papa Emérito”, evocando “de maneira particular” seu discurso inaugural na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada em Aparecida (Brasil) em maio de 2007. “Nesta Oitava de Natal, pedimos à Virgem Maria que interceda pela saúde do Papa Emérito Bento XVI”, conclui a mensagem.
Igreja Católica Armênia
Também se uniu em oração a Igreja Católica Armênia com um comunicado. “Em resposta ao pedido do Santo Padre Francisco, durante a Audiência Geral de quarta-feira, 28 de dezembro de 2022, de rezar pelo Papa emérito Bento XVI, o Patriarca da Cilícia dos católicos armênios Sua Beatitude Rafael Bedros XXI convidou todas as igrejas e paróquias católicas armênias a se unirem em oração pedindo ao Deus Misericordioso para apoiar o Papa emérito Bento XVI, em seu sofrimento e testemunho exemplar de amor à Igreja”.
Igreja Greco-Católica Ucraniana
Manifestação também de Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk, Chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana que pediu aos Bispos do Sínodo e a todos os fiéis da Igreja Greco-Católica Ucraniana que se unissem às orações pelo Papa Emérito Bento XVI, conforme solicitado pelo Papa Francisco.
Sua Beatitude Sviatoslav recordou, em particular, o encontro pessoal que teve com o Papa Emérito no mosteiro Mater Ecclesiae no dia 10 de novembro passado, durante sua visita a Roma. Naquela ocasião, Sua Beatitude relatou que o Papa Emérito tinha sido “incrivelmente lúcido, informado e solícito sobre a situação na Ucrânia, e tinha garantido suas orações pelo povo ucraniano”.
“Toda a Igreja Greco-Católica Ucraniana “, acrescentou Sua Beatitude, “quer reunir-se em oração em torno deste grande testemunho de nosso tempo, agradecendo-lhe por seu testemunho silencioso como Papa Emérito e, ao mesmo tempo, recordando e procurando colocar em prática seu trabalho pela unidade da Igreja, que foi uma característica extraordinária de seu pontificado”.
Arcebispo do Rio de Janeiro
No Brasil, também manifestações de oração por Bento XVI, entre elas a da Arquidiocese do Rio de Janeiro que escreve: “A Arquidiocese do Rio de Janeiro acolhendo o pedido do Papa Francisco, se une à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo Papa Emérito Bento XVI”.