No sábado, 1º de abril, a ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Mário Covas irá realizar um mutirão para exame de Papanicolau e pedido de mamografia. As coletas para o exame serão ofertadas às mulheres entre 25 e 70 anos e realizadas das 8h às 16h. O papanicolau é a principal forma de prevenção ao câncer de colo uterino, doença que vitimiza aproximadamente 530 mil mulheres a cada ano. De acordo com o IAC (Instituto Nacional do Câncer), 265 mil morrem anualmente, acometidas pela doença.
Para o mutirão são esperadas cerca de 200 pacientes que serão submetidas à coleta; elas receberão orientações gerais sobre a saúde da mulher e passarão por consulta com o profissional de enfermagem. A unidade também realizará pedidos de mamografias e fará encaminhamentos para especialistas, se necessário.
A iniciativa de realizar a campanha durante o sábado é para contemplar as mulheres que precisam fazer o exame de prevenção, porém não conseguem durante a semana, principalmente por motivos de trabalho. ???Sabemos das dificuldades que muitas mulheres têm para buscar a unidade durante a semana, geralmente porque trabalham fora. Esta será uma oportunidade para conseguirem realizar o exame de prevenção???, explicou o secretário de Saúde, Orestes Camargo Neves.
Durante o mutirão serão apresentadas palestras sobre temas específicos da saúde da mulher, com distribuição de informativos, além de um café da manhã e da tarde, que será preparado pelos próprios funcionários da unidade.