Nota das empresas de ônibus que operam no transporte coletivo de Americana
As Concessionárias do Transporte Público de Americana (Viação Cidade de Americana e Viação Princesa Tecelã) esclarecem que estão há mais de dois anos expondo para a Administração Municipal as dificuldades financeiras enfrentadas por elas e que não estavam em condições de garantir o pagamento do 13º e até mesmo dos salários, podendo inclusive, gerar uma possível paralisação por parte dos funcionários que precisam e merecem receber seus salários em dia.

?? importante destacar que além do aumento dos insumos empregados na realização do transporte coletivo (salários, combustível, pneu, etc.) nos últimos dois anos, as Concessionárias, assim como qualquer empresa permissionária de serviço público, necessita de reajuste para a sua manutenção e sobrevivência.

Outra dificuldade enfrentada pelas empresas foi o não cumprimento da Lei do Subsídio aprovada na Câmara Municipal no final de 2013 que previa prover uma tarifa mais barata e investimentos por parte das Concessionárias. As empresas realizaram parte dos investimentos exigidos em frota, abrigos e tecnologia, porém a falta de repasse regular do valor aprovado, somado ao congelamento da tarifa, acumulou o prejuízo e não permitiu que as empresas concluíssem as contrapartidas.

As empresas ressaltam que o valor reajustado pela Administração Pública está aquém da real necessidade do sistema para sua manutenção, sendo assim os valores consignados no Decreto promoverão um pequeno “fôlego” por um determinado período para que as Concessionárias mantenham a operação do sistema. Evidenciando assim, que novamente a Administração Pública insiste em descumprir os preceitos contratuais no tocante ao reajuste tarifário.