Uma parceria entre Poder Público, Terceiro Setor e Sociedade Civil garantiu a arborização completa da Praça ‘Pastor Raimundo Moreira Costa’, no Jardim Capuava, em Nova Odessa. Através da Secretaria de Meio Ambiente e do Setor de Parques e Jardins, a Prefeitura envolveu a ONG (Organização Não-Governamental) Young e voluntários no plantio de 20 mudas de espécies nativas, na manhã do último sábado (13).

Inaugurada em outubro do ano passado, a praça conta com academia ao ar livre, playground e tanque de areia para crianças. Localizada na Rua Jequitibás, tem aproximadamente 7 mil metros quadrados e foi totalmente reformulada, incluindo pista de skate, bancos, calçamento especial, iluminação e bebedouros, além de projeto paisagístico completo.
O voluntário Sandro Sella produz em seu próprio sítio mudas de diversas espécies. Ele levou mudas de Jatobá, Embaúba, Ibirá, Cereja-do-Rio-Grande, Aroeira-Pimenteira, Paineira, Angico, Goiabeira, Cabeludinha e Mulungu para o plantio. A maioria das árvores é frutífera, que tanto produz frutas ao consumo humano como atrai fauna de pequenos pássaros. “São belas plantas e que vão trazer conforto, paz e tranquilidade à comunidade”, ressalta Sella.
Já Matheus Grolla Martins, da ONG Young, produz por conta própria adubo para plantios, utilizando restos de vegetais, húmus e calcário. “O objetivo é ajudar a reflorestar todos os locais possíveis, além de aumentar a cobertura vegetal no Município”, destaca. A organização existe há mais de dois anos e é voltada para o desenvolvimento socioambiental e cultural da cidade.
SELO – O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza acompanhou o plantio e auxiliou nos trabalhos. “Além de plantar, é fundamental a manutenção que realizamos para garantir que essas plantas cresçam e tragam qualidade de vida à nossa população, seja melhorando o ar, fazendo sombra ou produzindo frutos”, ressalta. “Agindo assim buscamos manter Nova Odessa com o selo de ‘Município Verde-Azul'”, completa Bill.
Moradora das proximidades da praça do Jardim Capuava, Carmelita Moreira da Silva é um tipo de ‘cuidadora’ do local. “Ajudamos a vigiar e manter bem cuidada essa praça, que foi tão bem feita e ficou bonita demais”, cita. A munícipe conta já ter plantado mudas de pés de manga, mamão e pinha. “A gente morava no sítio e gosta de deixar tudo bonito na nossa praça”, conclui.
A secretária de Meio Ambiente Carla Lucena frisa que é preciso aliar os diversos setores sociais para realizar trabalhos como este. “Contamos com parcerias e colaboradores para promover os plantios. Afinal, o meio ambiente é um compromisso de todos”, reforça. No ano passado, a Secretaria plantou 7.830 mudas, tanto em ações realizadas pela Administração Municipal como parcerias firmadas com empresas.
No início do mês, a Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de mil mudas em uma APP (Área de Preservação Permanente) no Vale dos Lírios, próxima da Represa Recanto 3. A ação contou com apoio de moradores do bairro, que solicitavam a recuperação da área, formando um ‘cinturão verde’ no entorno de um dos mananciais de abastecimento mais importantes do Município.