Altamente poluído, o Ribeirão Quilombo foi pauta da reunião do Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) nesta quinta-feira, 19/04, em Nova Odessa (SP). A ótima noticia fica por conta do início do projeto de revitalização do Quilombo, que passa pelos municípios de Campinas, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Paulínia e Americana, que teve o vereador Rafael Macris como representante.
“?? mais um passo para se iniciar um grande projeto ambiental e que beneficiará milhões de pessoas. Saio da reunião feliz pela união de todos em prol de um único objetivo: a revitalização do Ribeirão Quilombo”, disse o vereador Rafael Macris, relator da Comissão Especial de Estudos e Acompanhamento para a Despoluição da Represa do Salto Grande da Câmara Municipal de Americana.
Com um curso d´água que percorre 50 km desde sua nascente em Campinas até sua foz no Rio Piracicaba, em Americana, o Ribeirão Quilombo é altamente poluído devido ao despejo de esgotos domésticos, industriais e cargas confusas.
Por isso, o consórcio reuniu os municípios, que compõem a Bacia e tem um total de aproximadamente R$ 2 milhões de habitantes, para a criação de estudo sobre a despoluição do ribeirão, já iniciado com dados técnicos da equipe do PCJ, que fez uma apresentação durante o encontro.
A reunião contou com representantes de cinco dos seis municípios que compõem a Bacia, e foi presidida pelo prefeito de Nova Odessa, Benjamim Vieira de Souza (Bill). “Não estamos aqui condenando e nem procurando culpados. Queremos encontrar soluções para a despoluição do Ribeirão Quilombo. Nosso mandato passa, mas são as nossas ações que ficam”, frisou o presidente do Consórcio PCJ e chefe do Executivo de Nova Odessa.