A pedido da Comissão Permanente de Política Social da Câmara barbarense, a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, se reuniu, nesta tarde (25), com um grupo de vereadores. O encontro, promovido na Secretaria de Saúde, foi motivado por diferentes queixas de munícipes a respeito do atendimento pediátrico no PS (Pronto-Socorro) Dr. Afonso Ramos, onde a Polícia Militar chegou a ser acionada, depois de um médico ter se recusado a atender uma criança sob a alegação de que estava sozinho no plantão e de que deveria ficar disponível apenas para casos de emergência.

Além de Esther Moraes (PL), Bachin Jr (MDB) e Carlos Fontes (PSD), integrantes da comissão, a reunião também contou com a presença dos vereadores Antônio Carlos Ribeiro – Carlão Motorista (Republicanos), Celso Ávila (PV), Nilson Araújo Radialista (PSD) e Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca (Avante). Inicialmente, a secretária de Saúde informou que dois pediatras denunciados por diferentes munícipes, os quais foram, inclusive, motivo de reportagens em jornais da região, não atuam mais em Santa Bárbara d’Oeste. Um deles foi denunciado ao CRM (Conselho Regional de Medicina).

Ainda na reunião, Lucimeire Rocha explicou que, atualmente, os profissionais que atendem na pediatria dos prontos-socorros são terceirizados, mas ressaltou que que eles assinam livro de registro de ponto, o qual é fiscalizado por servidores da Prefeitura. A secretária também pontuou que os casos em que há demora no atendimento se deve a um aumento significativo nos atendimentos de urgência e emergência. Por dia, segundo ela, estão sendo realizados mais de 500 atendimentos de adultos e mais de 200 para crianças, enquanto durante a pandemia esse número não somava 130 no total. A secretária também destacou que 30% dos pacientes têm vindo de Americana.

Por fim, a secretária afirmou que, no momento, o atendimento pediátrico no PS Afonso Ramos está normalizado, com a unidade disponibilizando dois pediatras durante o dia e outros dois à noite. Ela também ressaltou que o atendimento pediátrico no PS Dr. Edson Mano será retomado em breve. Nessa unidade, esse tipo de acolhimento foi suspenso durante a pandemia da Covid-19.

“Vamos continuar fiscalizando o atendimento pediátrico no município, para que nossas crianças tenham um atendimento digno”, afirmou Esther Moraes, ressaltando que a comissão da Câmara Municipal vai acompanhar os plantões dos profissionais, para saber se eles realmente têm cumprido a jornada de trabalho e se o contrato com a empresa terceirizada tem sido respeitado. A parlamentar apontou, ainda, que espera a retomada da pediatria no PS Edson Mano o mais rápido possível, para reduzir a demanda no PS Afonso Ramos.