Uma moção de apelo apresentada pelo vereador João Maioral (PDT) pede que o governador João Doria inclua pacientes com Atrofia Muscular Espinhal (AME) e seus respectivos cuidadores no programa de vacinação contra a Covid-19. A moção nº 160/2021 foi aprovada por unanimidade durante a 15ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (11).
A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença neuromuscular caracterizada por degeneração e perda de neurônios motores da medula espinal e do tronco cerebral, resultando em fraqueza muscular progressiva e atrofia. Alguns dos seus sintomas são perda do controle e forças musculares, incapacidade ou dificuldade de movimentos e locomoção, de engolir, de segurar a cabeça e de respirar.
“Devido aos sintomas citados, os portadores de AME necessitam de cuidados em tempo integral, motivo pelo qual sempre contam com a assistência de cuidadores. E é a partir desse ponto que nasce a necessidade de vacinação desses dois protagonistas. Como se sabe, nessa época de pandemia por que estamos passando, o deslocamento desses cuidadores até as residências torna-se uma atividade potencialmente perigosa, devido ao alto risco de contágio da Covid-19”, alerta João Maioral.
A AME é a segunda doença recessiva letal mais comum em caucasianos (pessoas de pele branca com origem europeia), com uma incidência estimada de 1 em 10.000 nascidos vivos.