A Petrobras prevê que a produção de petróleo no Brasil ficará estável este ano e voltará a crescer somente em 2014, depois de a estatal amargar no ano passado a primeira queda anual na extração desde 2004, por conta de paradas de plataformas e redução da eficiência na bacia de Campos.
A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil ficou em 1,98 milhão de barris por dia em 2012, registrando queda de 2 por cento em relação a 2011.
“Em 2013 será possível alcançarmos uma produção de óleo somente no mesmo patamar de 2012. Isto porque, necessariamente, teremos grande concentração de paradas programadas de plataformas na primeira metade do ano”, disse a presidente da estatal, Maria das Graças Foster, na mesma nota em que foram divulgados os resultados financeiros do ano passado.
A presidente da estatal afirmou que seis novas plataformas entrarão em operação nos campos de Sapinhoá, Baúna e Piracaba, Lula Nordeste, PapaTerra e Roncador este ano, “contribuindo para a elevação da produção a partir do segundo semestre, dando sustentação para o aumento significativo da produção previsto para o ano de 2014”.