Americana vai ter um projeto de descarte de pilhas e baterias, por intermédio dos PEVs (pontos de entrega voluntária), que serão instalados no município.
O secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias (PV), esteve reunido nasexta-feira (23) com o gerente do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Ademir Brescansin, com o diretor e com o consultor da ECOsuporte, Dr. Thiago Pietrobon e Jorge Luiz Mantovani Júnior, respectivamente.
O representante da ABINEE reiterou o compromisso das indústrias do setor com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, salientando os desafios que deverão ser superados para que os sistemas de logística reversa possam ser efetivamente implementados.
Brescansin informou que para a logística reversa alcançar os índices desejados é necessário dar andamento nas tratativas com o Ministério do Meio Ambiente. ???Estamos tratando do acordo setorial para logística reversa de produtos eletroeletrônicos e seus componentes com o Ministério. A proposta foi entregue ao governo dia 13 de junho???, disse Brescansin.
???Além de oferecermos pontos para entrega dos materiais mencionados, precisamos cumprir todas as obrigações legais, pois todo o processo até a destinação é auditada. Portanto, estamos buscando informações detalhadas junto aos órgãos competentes???, disse Dias.