Pisos de madeira: inserts estratégicos trazem toque incomum ao décor

Mais notícias de Moda, Casa e arquitetura

A escolha pelos pisos de madeira sempre foi um caminho clássico por conta do seu apelo atemporal, beleza ímpar e a longevidade. Com infinitas possibilidades de aplicações, a estética nobre do material também assume o protagonismo de conceber itens estruturais com diferentes estilos e composições, tornando-se o suprassumo dos projetos de arquitetura de interiores.

Mas o que para muitos está associado a um padrão, o revestimento pode sair do óbvio por meio de produções criativas e inserts estratégicos de outras matérias-primas como a pedra natural, estampas e cacos coloridos, a exemplo das casas de avós que estão na memória da atual geração. Esse foi o caminho para idealização do Hall do Apartamento, trabalho realizado pelo arquiteto Gustavo Scaramella na CASACOR São Paulo 2024.

Dentro do evento onde a vanguarda do design encontra a tradição da arquitetura, o projeto vem chamando atenção pela atmosfera criativa e sensorial, onde o profissional abusa da originalidade no piso. No ambiente com 44 m², ele focou no jogo de claro e escuro do chão para então promover a conciliação com os demais elementos. O piso Tauari bicolor da Triângulo traz a madeira ebanizada Vulcan, ao lado da Belyst clareada. Já os círculos de mármore Napoleon Bordeaux – Michelangelo garantiram movimento e dinamismo, além de fazer uma referência à estética encontrada em locais históricos.

Detalhe do piso de Tauari ebanizado e clareado planejado pelo arquiteto Gustavo Scaramella para a CASACOR São Paulo | Projeto Hall do Apartamento | Foto: Bia Naiuack

Tanto o piso não configura como um mero coadjuvante dos projetos que, no ambiente em que estreou na mostra paulistana, considerada a maior das Américas, o mix entre claro e escuro do piso revelou-se como ponto de partida para a idealização do Hall do Apartamento assinado por Gustavo. “Com essa característica tão singular, resultado da união entre a madeira com a adição do mármore, fui realizando as escolhas que entregaram um décor bastante eclético“, diz ele, que tem o mix & match como traço de seu estilo arquitetônico.

Com a inspiração de trazer um clássico ‘fora da caixa’, alinhado com a proposta de identidade e modernidade, o arquiteto explica que existem possibilidades diversas para fazer essa brincadeira na formatação de projetos com propostas ecléticas e mais impactantes.

“Com o tempo e o advento da industrialização crescente, a casa se tornou pasteurizada, mas o resgate é inevitável. Hoje, a tendência de retorno aos valores ancestrais, que nos lembram de viver o agora, sugere arranjos mais acolhedores e com muitas estampas, inclusive nos pisos. Não faz mais sentido viver em espaços sem memórias afetivas e significados“, avalia o profissional.

Quais tipos de madeira escolher para o piso?

Seguindo uma estética mais ‘padrão’ do piso de madeira, o arquiteto Gustavo Scaramella trabalhou com a restauração do ripado que exista sob o carpete do ambiente | Foto: Bia Naiuack

Entre as opções de madeira, o profissional elenca, além da Tauari, tipologias como o Carvalho, Cumaru, Ipê, Peroba e Sucupira, entre outras possibilidades que podem receber acabamentos como o brilho zero, o resplendor do high gloss ou o estonado, com modernidade da sua estética envelhecida. “Todos ficam perfeitos, elegantes e inovadores, desde que estejam alinhados com o conceito do projeto de interiores“, pontua.

Ainda de acordo com o Gustavo, para garantir a identidade do espaço, é importante explorar, sem medo, as inúmeras possibilidades de paginações. Ele ainda ressalta a importância de selecionar fornecedores adeptos de tecnologias avançadas para a conservação das peças, além de garantia de cortes e inserts de forma segura.

“Nos projetos de arquitetura de interiores, fala-se muito sobre construir uma base neutra para a adição de cores, mas o contrário também agrega personalidade, sem sair do sofisticado”, qualifica o arquiteto. Para ele, elaborações especiais no piso fazem cada vez mais sentido, visto que vivemos em uma sociedade onde boa parte das pessoas estão em busca de autoconhecimento e experiências que fortaleçam trajetórias mais autênticas.

 

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Até 28 de julho de 2024.

Horário de funcionamento do evento:

Terça a Sábado das 12h às 22h.

Domingos e Feriados das 11h às 21h.

Horário bilheteria:

Terça a Sábado das 12h às 20h.

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NOVOMOMENTO WHATSAPP