O Teatro Municipal Divair Moreira recebe mais uma edição do Ponto MIS nesta quarta-feira, dia 30, com a exibição gratuita do documentário “O Dia que Durou 21 Anos”, que aborda o período da ditadura militar no Brasil. O filme tem classificação etária de 14 anos e as sessões ocorrem em três horários: 10h, 14h e 20h. As apresentações são abertas ao público e não é necessário retirar ingressos. A lotação do Teatro Municipal é de 170 lugares sentados.
O “Pontos MIS” é um programa de circulação e difusão audiovisual que visa promover a formação de público e a circulação de obras de cinema. São estabelecidas parcerias para criar pontos espalhados pelo Estado de São Paulo, através do MIS (Museu da Imagem e do Som) e as cidades paulistas. A ideia é democratizar o acesso ao cinema, contribuindo para a formação de plateias, além de difundir filmes e estimular a produção local.
O documentário “O Dia que Durou 21 Anos” foi lançado em 2012 e tem direção de Camilo Tavares, com duração de 77 minutos e traz no elenco os atores Edson Maziero e Stanley Howard Lehman. O tema tratado é o golpe militar de 1964 no Brasil, explorando o que o autor chama de “ativa participação do governo dos Estados Unidos”. Numa trama de ação e suspense, o filme revela documentos secretos da CIA e áudios originais da Casa Branca.
O objetivo do diretor do documentário é mostrar como os presidentes estadunidenses John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente brasileiro João Goulart, eleito pelo voto popular. O restante da história os brasileiros já conhecem: durante 21 anos (1964-85), o governo militar impôs um regime autoritário que é acusado de violar direitos civis, trazendo reflexos em toda a América Latina.
Assessor da Diretoria de Cultura, Cícero Edno explica que o Pontos MIS sempre traz um leque de opções de filmes. “Buscamos alternar a programação para Nova Odessa, exibindo produções de diferentes tipos para faixas etárias distintas. Este documentário é de temática séria e explora um assunto bastante discutido, que é a ditadura militar”, detalha Edno. O Teatro Municipal Divair Moreira fica na Rua Tamboril, número 140, no Jardim das Palmeiras.