As instruções passadas por telefone por uma guarda municipal à mãe de um bebê de quatro meses ajudou a salvar a vida da criança na noite desta quinta-feira (07), em Americana (SP). A menina, de apenas quatro meses de idade, havia engasgado depois de um refluxo e estava há pelo menos dois minutos sem respirar. Desesperada, a mãe, que mora no Jardim dos Lírios, ligou no 153 da Guarda Municipal de Americana (GAMA) pedindo ajuda.

No primeiro atendimento, a guarda Franciele pediu que a viatura se deslocasse até o local. Enquanto isso, a guarda Thabata Regina de Faria retornou o telefonema à mãe, a operadora de caixa Claudia Capelato. Formada em enfermagem, Thabata passou instruções sobre como proceder para que a menina voltasse a respirar.

“Segundo a mãe, a menina já estava ficando roxa. Perguntei a idade do bebê, já que os procedimentos variam conforme o tempo de vida, e pedi que a mãe virasse a criança de bruços, colocasse uma mão sob a barriga dela e desse tapinhas nas costas com a mão em formato de concha. Deu certo, e ela voltou a respirar”, contou Thabata, que trabalha na corporação há dois anos e dois meses.
A viatura ainda chegou ao local e, por precaução, levou a criança ao Hospital Infantil André Luiz, onde foi examinada e liberada.