Nova Odessa possui um EcoPonto e três LEVs (Locais de Entrega Voluntária), mas algumas pessoas ainda insistem em descartar entulhos e materiais inservíveis em terrenos baldios. Esta semana, em menos de 48 horas, a Secretaria de Meio Ambiente flagrou dois descartes irregulares na cidade. Os autores foram advertidos e orientados a recolher os materiais e destiná-los aos locais corretos para o despejo.

Além dos pontos corretos para descarte, Nova Odessa possui legislação municipal que coíbe o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em área inapropriada. De acordo com a lei 2.883/2014, a multa varia de R$ 500 a R$ 5 mil em casos de reincidência.
“Estamos constantemente nas ruas, temos intensificado a fiscalização, mas infelizmente as pessoas ainda não se conscientizaram dos problemas que um descarte em área inapropriada pode gerar”, afirmou o assessor da Secretaria de Meio Ambiente, José Carlos de Castro.
Além dos danos ao Meio Ambiente, já que muitos dos materiais descartados não se decompõem facilmente, e dos riscos de proliferação de animais peçonhentos, os entulhos podem ainda se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. “?? mais um agravante para esta situação”, continuou o assessor.
“Temos orientado constantemente os moradores para que não descartem os entulhos em locais inadequados. O despejo no EcoPonto e nos LEVs é gratuito, o horário de funcionamento é amplo e, nestes locais, o material será devidamente separado e descartado. Precisamos da ajuda da população”, afirmou.
OS CASOS ??? Os flagrantes de despejo irregular foram feitos por Castro e Adalto Nunes, que também é assessor da Secretaria de Meio Ambiente.
No início da tarde de quarta-feira (16), eles flagraram um carroceiro despejando madeiras e outros materiais em um terreno no Jardim Palmeiras. Próximo ao local, no Jardim Monte das Oliveiras, está instalado o EcoPonto de Nova Odessa. “Ele estava jogando tudo no meio do mato. Falamos que o que ele estava fazendo era proibido e o orientamos a recolher todo material e levar ao EcoPonto”, disse Castro.
Segundo Castro, como o carroceiro recolheu imediatamente todo material, recebeu apenas uma advertência. “Caso seja flagrado novamente em ações como esta, será multado”, esclareceu.
Na sexta-feira (18) pela manhã, os assessores flagraram um novo descarte irregular, desta vez em um terreno no Jardim Fibra. “O descarte estava sendo feito por um morador do bairro, que estava demolindo um muro e jogando os entulhos de construção em um terreno próximo”, explicou Castro.
Ele também foi orientado sobre os locais corretos para descarte e recolheu todo entulho descartado, recebendo uma advertência.
LOCAIS CORRETOS ??? Nova Odessa possui um EcoPonto no Jardim Monte das Oliveiras, que recebe materiais recicláveis, entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), madeiras e móveis usados, restos de poda, óleo de cozinha embalado em garrafa PET, roupas usadas, aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa). O espaço funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.
A cidade possui ainda os LEVs (Locais de Entrega Voluntária), que recebem apenas materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge e funcionam 24 horas.
Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas no setor de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, localizada na Avenida João Pessoa, 777 ??? Centro, ou pelo telefone (19) 3476-8600, pelos ramais 277, 293 ou 314.Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.