Mais de 120 pessoas participaram das Pré-conferências da Juventude realizadas nos últimos dias. No último sábado (22), o encontro foi na Comunidade Santo Expedito, no Jardim Barão, reunindo cerca de 20 jovens. Nesta segunda-feira (24), 103 jovens participaram das discussões na Escola Estadual ???Comendador Emílio Romi???. Além dos jovens, participaram conselheiros, professores e coordenadores. As reuniões foram promovidas pelo CoMJuv (Conselho Municipal de Juventude) e pela Coordenadoria da Juventude de Santa Bárbara d´Oeste. Segundo o coordenador de políticas públicas para a juventude, Rondinelli Ribeiro Crivelaro, participar das Pré-Conferências é exercer o direito de opinar sobre questões de interesse da comunidade.
Os eixos temáticos debatidos foram reduções da maioria penal, segurança pública, espaços de participação e diversidade. O objetivo é expor os assuntos que serão discutidos na conferência e elaborar propostas a serem apresentadas na 4ª Conferência Municipal da Juventude, que acontece no próximo sábado (29).
Com o tema ???As várias formas de mudar o Brasil???, a 4ª Conferência Municipal de Juventude a âmbito da 3ª Conferência Nacional de Juventude, será das 8 às 16 horas, no CIEP Dom Eduardo Koaik, localizado na Avenida Alonso Keese Dodson, 385, no Planalto do Sol. A Conferência é aberta ao Poder Público, segmentos sociais, organizações e movimentos juvenis que atuam na área e setores organizados da sociedade, dispostos a contribuir na discussão do tema juventude, além de toda sociedade barbarense. No encontro, delegados municipais serão eleitos para participar das etapas estaduais e nacionais.
Os trabalhos serão divididos nos eixos I – Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil; II – Direito à Educação; III – Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; IV – Direito à Diversidade e à Igualdade; V – Direito à Saúde; VI – Direito à Cultura; VII – Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; VIII – Direito ao Desporto e ao Lazer; IX – Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; X – Direito ao Território e à Mobilidade; e XI ??? Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.