Com a presença de mais de 60 participantes, entre músicos, artistas e expoentes do cenário cultural de Americana, o Grupo Pró-Cultura realizou sua segunda reunião na terça-feira à noite, na sede do PCdoB de Americana, e definiu como prioridade fazer um mapeamento dos movimentos culturais da cidade, visando estreitar o diálogo com o Poder Público local.
A ampliação do espaço para atuação dos movimentos independentes, além de outras representações culturais tradicionais, é defendida pelo músico Valterci ???Hulkinho???, um dos participantes do Grupo Pró-Cultura. ???Pretendemos apresentar propostas para reciclar e atualizar a forma de se fazer cultura hoje na cidade de Americana???, afirmou.
A discussão sobre a PEC 150, que determina que anualmente 2% do orçamento federal, 1,5% dos estados e 1% dos municípios, advindos de receitas resultantes de impostos, sejam aplicados diretamente em Cultura; e o ProAC – Programa de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo – também foram objeto de discussões durante a reunião.
???O Grupo Pró-Cultura representa a diversidade do meio cultural de Americana, que vem somar esforços para apresentar propostas que visem dinamizar os espaços culturais existentes na cidade???, comentou o secretário de Habitação e presidente do PCdoB, Davi Ramos, que participou do encontro. O vereador Luiz Renato Pereira Lima (PCdoB) também esteve presente na reunião. O Grupo Pró-Cultura vai se reunir novamente na primeira terça-feira do mês de dezembro, com participação aberta a todos os interessados. A sede do PCdoB fica na Rua Dr. Cândido Cruz, nº 84, Centro, em Americana.