Depois de percorrer seis regiões da cidade, a Prefeitura de Sumaré chegou à etapa final da Avaliação de Densidade Larvária (ADV) no município, com a vistoria de imóveis na área central. O trabalho, que deve ser concluído até a próxima sexta-feira, consiste na coleta domiciliar de amostras para atualização do Índice de Breteau.

???O objetivo é medir o nível de infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis de todas as regiões da cidade. Ele é calculado de acordo com o número de focos encontrados nos domicílios vistoriados e permite identificar o tipo de criadouro predominante em cada região???, explica a diretora de Saúde Coletiva, Denise Barja.

Para realizar o levantamento dos dados, os agentes precisam entrar os imóveis, por isso, é importante que a população continue contribuindo com o trabalho. Os agentes estão devidamente identificados e, em caso de dúvida, o morador poderá entrar em contato pelo Disque Dengue: (19) 3883-6014. Durante o trabalho, os colaboradores municipais também orientam os moradores sobre os cuidados para evitar criadouros.

O resultado dessa pesquisa contribui para a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti ao longo do ano, priorizando e empenhando esforços em regiões com maior risco, com a realização de mutirões para identificar e eliminar criadouros. ???Esse trabalho é fundamental para mantermos baixos os índices de dengue no município. Em 2017 houve uma redução drástica nesses números comparados ao ano anterior: foram 59 casos confirmados até ao momento contra 456 em 2016???, explica o prefeito Luiz Dalben.

A avaliação é realizada três vezes ao ano, durante os meses de janeiro, julho e outubro. O índice larvário geral do município em janeiro de 2017 foi de 2,5%.

Lembre-se sempre dessas dicas para combater o Aedes aegypti:

-Mantenha a caixa d???água sempre fechada e com tampa adequada;

-Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas;

-Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;

-Lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água;

-Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas;

-Se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso, principalmente por dentro (com escova, água e sabão) pelo menos uma vez por semana;

-Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;

-Descarte corretamente seu lixo, principalmente pneus inservíveis (as Administrações Regionais estão preparadas para isso);

-Não jogue lixo em terrenos baldios e, em casa, mantenha as lixeiras bem fechadas.