A prefeita de Sumaré, Cristina Carrara, recebeu ??? e tranquilizou ??? nesta semana, em seu gabinete, uma comissão de servidores municipais aposentados pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e que recebem complemento de aposentadoria pago pelos cofres municipais. Ao lado do secretário municipal de Governo, João Alberghini Sobrinho, e do procurador geral do Município, doutor Felipe Marques Sarinho, a prefeita salientou que a atual gestão não mantém qualquer ação ou estudo no sentido de alterar a forma pela qual é realizada a complementação.
O TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) vem sugerindo ao longo dos anos, em seus pareceres, a extinção do complemento das aposentadorias dos ???celetistas???. A complementação garante que, quando necessário, o servidor aposentado da Prefeitura continue recebendo o mesmo que recebia na ativa, além do teto dos benefícios pagos pelo INSS.
Estavam presentes os servidores aposentados Solange Maria Foffano Rocha (da área da Educação), José Fernandes da Silva e Álvaro Moço (ambos ex-DAE), Carlos Roberto Gordo (Saúde), Humberto Azenha e Virgílio Balduíno (Jurídico). Eles representavam os cerca de 1.500 servidores aposentados pelo INSS, e ficaram com a incumbência de transmitir as informações do governo e, assim, tranquilizar os demais beneficiados.
Sarinho salientou que a Prefeitura deve se pautar sempre pelo princípio da legalidade, pelo qual o órgão público deve cumprir o que está estabelecido em lei ??? como é o caso do complemento das aposentadorias.