O prefeito de Americana Chico Sardelli (PL) foi a São Paulo prestar condolências à família do ex-deputado estadual Antonio Mentor (PT).

Mentor morreu aos 74 anos em decorrência de um câncer. Ele ainda trabalhava na Alesp (onde acontece o velório) como assessor da liderança do PT.

Leia + sobre política regional

Os dois (Chico e Mentor)  foram deputados juntos e chegaram a concorrer à prefeitura de Americana duas vezes na primeira década deste século.

O NM externa os pêsames ? aos familiares e amigos  do ex deputado e ao time do PT de Americana.

 

 Prefeito Chico acompanha velório de MentorNota de Pesar pelo falecimento do ex-deputado Estadual Antonio Mentor

Antonio Mentor foi grande um companheiro de todos as pessoas que compartilharam com ele um convívio mais próximo. Também soube estender seu olhar além de seu círculo de familiares e amigos, atuando incansavelmente na defesa dos direitos humanos e da democracia.

Foi um dos fundadores do PT e irmão do saudoso deputado federal José Mentor, que já nos deixou, mas ainda vive na memória política brasileira.

Nascido em São Paulo em 12 de janeiro de 1950, Antonio Mentor chegou em Americana nos anos 70 e logo deu um novo rumo para a política da cidade, quebrando a hegemonia do pensamento conservador que tomava conta do campo político local.

Ao longo dos seus 74 anos de vida, construiu uma história política notável. Em 1983, recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão americanense. Nesse período, foi o autor da ação popular que resultou na extinção da aposentadoria de vereadores da cidade. Em 1988, foi eleito vereador e, mais tarde, secretário de Governo do então prefeito Waldemar Tebaldi.

Fortaleceu o PT de Americana, levando o partido muito perto de ocupar o governo municipal com três candidaturas para prefeito que tiveram expressivas votações, em 2004, 2008 e 2012. Um momento de destaque foi a eleição de 2008, quando conquistou quase 30% dos mais de 122 mil eleitores e encostou no primeiro colocado, faltando apenas 1.579 votos para vencer a disputa. Em 2012, chegou novamente em segundo lugar, mas dessa vez apoiando um candidato de outro partido.

Representou a cidade na Assembleia Legislativa de São Paulo com quatro mandatos consecutivos de deputado estadual. Foi eleito pela primeira vez em 1998, reeleito em 2002, 2006 e 2010, tendo obtido a maior votação da Região Metropolitana de Campinas em sua segunda legislatura, com 120.470 votos.

Como deputado, foi líder da bancada do PT, membro da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e da Comissão de Transportes, presidiu a CPI da Eletropaulo e obteve inúmeras conquistas, como o fim do voto secreto dos deputados, o combate ao assédio moral, a garantia do transporte gratuito para idosos e a regulamentação dos comerciais de medicamentos. Também realizou seminários para a orientação de ONG’s quanto a procedimentos administrativos e ao certificado do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), inclusive com o lançamento de uma cartilha sobre o assunto.

Amou o PT, amou Americana, amou o Brasil. Lutou por uma sociedade melhor e foi um ser humano que jamais poderá ser esquecido.

Gratidão querido e eterno companheiro Mentor. Fica aqui nossa solidariedade e sentimentos aos seus familiares, filhos, netos, amigos e admiradores.

Sua contribuição para a política brasileira será sempre lembrada.

Eduardo Coienca
Presidente do PT de Americana

Observação: O velório do ex-deputado Antonio Mentor ocorre nesta quarta-feira (08/05), até às 15h, na Assembleia Legislativa, e o sepultamento será realizado no final da tarde, no Cemitério Congonhas, em São Paulo.

 

PARTICIPE DO GRUPO DO NOVO MOMENTO NO WHATSAPP