Pesquisadores da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, garantem que o balé é uma atividade ainda mais completa do que a natação. Considerando todos os benefícios deste tipo de dança, a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, vai manter o atendimento a crianças e adolescentes abrindo inscrições para novas turmas gratuitas. “As aulas municipais de balé fazem muito sucesso na cidade. ?? um projeto maravilhoso pois a prática influencia a vida das crianças trazendo inúmeros ganhos para a vida toda”, disse o secretário Levi Tosta.
São 200 vagas disponíveis para crianças e adolescentes com idades de 4 a 16 anos. As aulas serão ministradas nas manhãs e tardes de sexta-feira, começando em agosto. As turmas serão atendidas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim das Palmeiras e CAS (Centro de Assistência Social) do Jardim São Jorge. Segundo o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno, caso as vagas sejam totalmente preenchidas, há a possibilidade de montar uma turma extra no polo do Projeto Guri de Nova Odessa que fica no Jardim Eneides.
Para o diretor, dançar é tão bom que favorece o bem-estar físico e emocional dos participantes. “Além de ser uma arte, o balé corrige a postura e proporciona mais resistência física, melhora a coordenação motora e desenvolve aspectos como disciplina, organização, persistência e esforço. Também estimula a criatividade e o trabalho em equipe”, destacou ele.
Para se inscrever, é preciso comparecer na Biblioteca Municipal, de 16 a 20 de julho, portando RG e comprovantes de renda e residência dos pais ou responsáveis, e também uma cópia do documento de identificação do participante (RG ou certidão de nascimento).