O sábado (20) foi de mobilização geral dos moradores dos bairros da região da Vila Dainese, para a limpeza no entorno da Gruta Dainese, a maior área verde do município. A operação integra a campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegipti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, lançada pela Prefeitura de Americana.
Desde as primeiras horas do dia, as equipes de trabalho, integradas pelas secretarias de Obras e Serviços Urbanos, de Meio Ambiente e de Saúde, com o apoio da Guarda Municipal, deram início aos trabalhos em toda a extensão da Avenida Estados Unidos, roçando o mato e recolhendo entulho e outros materiais encontrados na pista de caminhada contígua à área verde.
Enquanto o serviço era executado, um grupo de escoteiros e membros da Ong “Amigos da Gruta” distribuíam panfletos destacando a necessidade de se preservar e manter limpa a área no entorno do parque ambiental. A campanha também é apoiada pela Associação Amigos de Bairro do Morada do Sol e Parque das Nações. Nesta semana, a Secretaria de Saúde intensificará o controle e combate do mosquito transmissor das doenças com 80 agentes de saúde que visitarão as residências de Americana, todos os dias, por um período de seis meses.
Com um carro de som, funcionários da secretaria de Meio Ambiente circularam pelas ruas próximas com o personagem “Lixildo” conscientizando a população a não descartar lixo de maneira indevida e evitar os focos do mosquito da dengue. A ação vem reforçar o trabalho de conscientização realizado dias antes, na região, pelos profissionais da Unidade de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente. Eles visitaram as escolas, promoveram palestras e distribuíram panfletos da campanha a alunos e moradores.
O secretário de Meio Ambiente, Eraldo Camargo, acompanhou os serviços de limpeza, e ficou impressionado com o volume de entulho encontrado em toda a faixa de caminhada. “Encontramos muito lixo, entulho, como colchões, restos de móveis, muito plástico. Precisamos da ajuda de todos, do contrário, não conseguiremos dar conta da limpeza”, apelou.
A Ong “Amigos da Gruta” também deu sua contribuição. Com cartazes em defesa da preservação da área, voluntários circularam pela Avenida Estados Unidos e adjacências, distribuindo folhetos.Durante a operação que se estendeu até o final do dia, foram retiradas várias toneladas de mato, galhos de árvores, entulho, embalagens e móveis abandonados. M
as os serviços devem se estender por mais 15 dias, avalia o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Adriano Camargo Neves. “Aqui o trabalho está só começando. Temos muito trabalho pela frente. Há vários pontos com acúmulo de entulho, tudo material descartado em local indevido. A conscientização é importante, mas também é interessante lembrar que a legislação pode ser aplicada nesses casos, com multa de R$ 802,66 para quem for flagrado descartando em local indevido”, alertou.
Além da fiscalização da Prefeitura, o munícipe pode denunciar a prática ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) pelo telefone 3475-9024; à Unidade de Limpeza Pública, 3405-9444; Secretaria de Meio Ambiente, 3471-7770; e Grupo de Proteção Ambiental (GPA), telefones 153 e 3407-0513.