O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Sumaré informa que na última
terça-feira, dia 13 de janeiro, suas equipes técnicas verificaram uma
constante diminuição no bombeamento de água bruta na Estação de Captação do
Rio Atibaia. 
Após levantamentos, testes e até mesmo a substituição de
alguns equipamentos, detectou-se um problema em uma das bombas, que
apresenta baixo rendimento.
De imediato a autarquia realizou, durante todo o dia, a devida manutenção
no equipamento, com o intuito de restabelecer os níveis normais de
captação, tratamento e, assim, nos níveis dos reservatórios de água tratada
que foram afetados pelo problema, bem como estabilizar todo o sistema de
abastecimento no município. 
A Captação do Atibaia abastece a ETA (Estação de Tratamento de Água) 2, do
Parque Itália, que abastece as regiões do Maria Antonia, Picerno, Nova
Veneza e Matão.
No entanto, com a crise hídrica que afeta toda a região, o DAE de Sumaré
também está enfrentando, nos últimos dias, dificuldades em captar água
bruta nas represas que abastecem a Região Central da cidade, através da ETA
1 (Vila Miranda). Neste caso, há uma concentração de materiais solúveis
muito acima do normal.

Além disso, a Região Sudeste como um todo sofre com uma onda de calor nos
últimos dias, que normalmente leva a um aumento no consumo de água tratada.
O acúmulo destes problemas faz com que sejam necessárias manobras
operacionais, que estão sendo executadas pelas equipes do DAE de forma a
diminuir e diluir os impactos da queda nas capacidades de tratamento de
água pelas ETAs.
Por sua vez, estas manobras podem acarretar uma queda pontual e momentânea
na pressão nas redes de distribuição nos bairros destas regiões
(principalmente nos pontos mais altos destas localidades).

Até o volume disponível nos reservatórios de água tratada retornar ao
normal, o que deve acontecer nos próximos dias, o DAE Sumaré solicita que
toda a comunidade atendida pela autarquia utilize a água tratada com
moderação e máxima economia, bem como pede a compreensão dos consumidores
mais afetados, que sofrem com intermitência no abastecimento.
Mais informações serão prestadas pela autarquia à comunidade conforme
estiverem disponíveis.
Para auxiliar os moradores de Sumaré a economizarem, o Departamento
Técnico do DAE fez uma lista de medidas simples, que podem ser seguidas em
casa pelos consumidores:

??? Não use ???vassoura hidráulica??? (o uso contínuo da mangueira) para lavar calçadas??? Não lave veículos??? Não deixe as torneiras abertas sem necessidade??? Se possível, instale torneiras automáticas; elas diminuem o gasto de água em até 70%??? Evite banhos muito demorados??? Desligue o chuveiro enquanto ensaboa o corpo??? Use um regador para molhar plantas e gramados??? Aproveite toda a capacidade (em quilos de roupas) do ???tanquinho??? ou lavadora a cada lavagem??? Só use a máquina lava-louça quando ela estiver na capacidade máxima??? Feche a torneira enquanto escova os dentes ou, se possível, use um copo d???água??? Feche a torneira enquanto faz a barba??? Faça manutenções preventivas em torneiras, válvulas de descarga e boias de caixas d???água??? Limpe pratos, copos, talheres e panelas, removendo os restos a seco, antes de começar a lavá-los??? Não jogue absolutamente nenhum tipo de lixo sólido no vaso sanitário ??? Verifique se tem alguma torneira pingando. Parece pouco, uma simples gotinha de água pingando consome 46 litros de água por dia, ou o equivalente a 1.380 litros por mês
Mais informações aos consumidores através do Canal Direto do DAE, no telefone gratuito 0800-151025.