Em ofício de três páginas encaminhado à Prefeitura de Nova Odessa, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, elogiou o trabalho realizado pelo Procon do município. A mensagem, assinada pelo diretor de Relações Institucionais da Fundação Procon-SP, João Silvestre Bôrro, foi dirigida ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
No documento, que traz o “Relatório de Gestão do Procon Municipal 2018”, Bôrro parabeniza o prefeito Bill pela gestão municipal e destaca a importância do Procon local, que funciona por meio de convênio com a fundação, “para o cumprimento de ações que beneficiam a população e favorecem o exercício da cidadania”.
O relatório ressalta os 2.077 atendimentos realizados no ano passado e parabeniza o órgão local por não ser alvo de denúncias e reclamações junto à Ouvidoria da fundação. Além disso, o diretor reconhece a participação do Procon novaodessense em reuniões técnicas, palestras, treinamentos e cursos de capacitação relacionados à defesa do consumidor.
Campanhas, operações, ações de conscientização nas ruas e reportagens publicadas na mídia também foram elogiadas pela Fundação Procon. “Parabenizamos o Procon de Nova Odessa pela realização de ações educativas. Elas são de extrema importância para a educação dos consumidores, pois dá a eles condições para melhor atuarem no mercado de consumo, pesquisando, escolhendo, consumindo com consciência”, escreveu Bôrro.
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza agradeceu à Fundação Procon pela mensagem e reafirmou o compromisso do órgão municipal com a população. “?? gratificante receber esse reconhecimento. Tenho conversado com o diretor do nosso Procon, o advogado José Pereira, e compartilhado com ele nosso objetivo, que é tornar o serviço cada vez mais efetivo, focado na solução rápida dos problemas dos consumidores”, afirmou Bill.
Para José Pereira, a avaliação positiva é resultado do trabalho contínuo de aproximação do Procon com a população novaodessense. “Temos realizado ações frequentes na cidade, conversando com fornecedores e consumidores, a fim de desmistificar o Código de Defesa do Consumidor e orientar as partes para que a legislação seja cumprida. Além disso, as portas do Procon estão sempre abertas para quaisquer esclarecimentos relativos às relações de consumo”, garantiu o diretor do Procon.
Para ampliar o diálogo com os consumidores, o órgão lançou em agosto a TV Procon, criada na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. O canal “TV Procon Nova Odessa” possui vídeos com orientações sobre relações de consumo, esclarecimento de dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor, além de campanhas e ações realizadas pelo órgão de defesa e proteção ao consumidor novaodessense. Além do canal no YouTube, as ações do Procon podem ser acompanhadas pelo site http://www.procon.sp.gov.br e pelos perfis no Facebook, Instagram (@proconnovaodessa) e no Twitter (@proconovaodessa).
DENUNCIE. O Procon de Nova Odessa funciona no prédio do Fórum, na Avenida João Pessoa, 1.300. O telefone para orientações e denúncias é 3476-3261. O atendimento pode ser feito por telefone, das 8h às 11h; e pessoal, das 11h às 16h. O número do “WhatsApp Denúncia” é 19 99978-9631. Por meio do aplicativo, o consumidor pode denunciar irregularidades, enviando mensagens de texto, áudio e vídeos.