O Natal está chegando e é praticamente impossível não comprar nenhuma lembrancinha para presentear um amigo ou familiar ou, até mesmo, adquirir aquele tão objeto do desejo. No entanto, é preciso atenção para que as compras não virem dor de cabeça.
Diretor do Procon de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia alerta que os consumidores devem tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça com as compras de Natal. “Pesquisar preços antes de efetuar as compras é essencial. Alguns produtos chegam a apresentar diferença de mais de 50% de uma loja para outra”, orientou.
O diretor sugere, ainda, que o consumidor se programe financeiramente para que possa pagar as compras a vista, já que nesta modalidade pode conseguir descontos maiores. “?? aconselhável também evitar usar o limite rotativo do cartão de crédito para não iniciar o ano de 2016 com dívidas”, afirmou Garcia, que lembrou ainda que janeiro é marcado por despesas extras como, por exemplo IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), matrículas de escola, material escolar, entre outras.
O consumidor também deve estar atento ao prazo de entrega das mercadorias, tanto nas lojas fixas quanto virtuais. “Neste período de final de ano é mais intenso o volume de entregas, o que pode gerar atrasos. Então é bom se programar quanto aos prazos na hora da compra”, orientou.
TROCAS ??? O diretor ressaltou também a importância de se atentar para as eventuais trocas. “A legislação não obriga o fornecedor a efetuar a troca de produtos por motivo de cor, tamanho ou gosto, por exemplo. Então é bom verificar antes da compra se o estabelecimento efetua a troca independente de ter ou não defeito”, disse.
Para exigir que a empresa troque um produto sem vícios, o consumidor deve solicitar esse compromisso por escrito, em etiquetas ou nota fiscal. “Vale lembrar também que o consumidor deve sempre pedir a nota fiscal. Esse é o único comprovante de compra e, no caso de qualquer problema, deverá ser apresentada”, explicou.
DEVOLU????O ??? Outro item que merece atenção do consumidor é o prazo para devolução de mercadorias. De acordo com a legislação, o consumidor pode desistir da compra (independente do motivo) e ser reembolsado caso a devolução aconteça dentro do prazo de sete dias, contados a partir do recebimento.
Em caso de vícios aparentes e de fácil constatação, o Código de Defesa do Consumidor prevê um prazo de 30 dias para reclamação de produtos não duráveis (produtos de higiene e perfumaria, por exemplo) e de 90 dias para produtos duráveis (eletrônicos, telefones celulares, etc). Essa regra se aplica tanto para as compras realizadas no próprio estabelecimento quanto pela internet.
Garcia afirmou que o consumidor deve sempre acionar o Procon em caso de dúvidas ou descumprimento de alguma regra. O Procon de Nova Odessa está instalado na Rua Aristeu Valente, 489 ??? Fundos, no Centro. O telefone é 3476-3261.