A Educação Municipal de Santa Bárbara d´Oeste tem sido referência na região pela qualidade do ensino. Um dos fatores é o investimento constante na formação dos profissionais que atuam com a aprendizagem de nossas crianças. Neste mês, professores do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental concluíram o curso “Produção de Textos” de Língua Portuguesa. O objetivo foi ampliar os conhecimentos sobre produção escrita e o comportamento escritor ??? planejar, textualizar e revisar.

Durante quatro encontros, as formadoras Maria Assunta Colleta e Maria Rita Frota abordaram a produção escrita e reescrita a partir de contos, avaliação e revisão. Os professores refletiram e receberam orientações sobre as etapas da produção de textos autorais, gramática, linguagem e recursos discursivos. A formação foi realizada nas dependências da Secretaria da Educação, nos meses de outubro e novembro.

“Queremos proporcionar aos nossos alunos possibilidades para que eles sejam protagonistas da própria história. Uma geração que produza por meio da leitura e da reflexão. Os professores têm um papel fundamental neste desenvolvimento por isso o investimento na formação deles é tão importante e valorizada pelo prefeito Denis Andia”, disse a secretária de Educação, Tânia Maria da Silva.

IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017 coloca Santa Bárbara d’Oeste acima da média do Estado de São Paulo (6,5) e do Brasil (5,5), com a nota 7,1, melhor da região. Em uma comparação entre os dados de 2017 e 2015, a rede municipal de ensino apresentou um salto na equidade no direito de aprender. A pontuação média das escolas de toda a cidade foi aproximada.

O IDEB é um índice em que o MEC (Ministério da Educação) avalia a aprendizagem dos alunos em português e matemática nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Oitenta por cento das 25 escolas avaliadas ultrapassaram a meta individual estabelecida pelo MEC (Ministério da Educação) e 68% conquistaram nota superior a 7 pontos ??? equiparando à qualidade de ensino de Santa Bárbara aos países desenvolvidos.