Em breve, crianças e adolescentes de Sumaré poderão participar de aulas gratuitas de skate. O projeto social Skate e Escola, desenvolvido atualmente na região do Matão por voluntários, será ampliado para outras regiões da cidade. A parceria foi uma iniciativa do prefeito Luiz Dalben, que convidou os jovens Alecsandro Alves do Reis (Smurf), Leonardo Policarpo da Silva e Mariana Cavanha até seu gabinete para conhecer melhor o projeto, mês passado. Ontem, dia 24, os responsáveis estiveram reunidos com o secretário de Governo e Participação Cidadã, Dirceu Dalben, para alinhar os próximos passos da parceria.

???O Smurf, o Leo e a Mariana desenvolvem há um ano o projeto Skate e Escola na Escola Estadual Wadih Jorge Maluf, na região do Matão. ?? um belíssimo trabalho que visa promover a transformação social por meio do esporte, utilizando o skate como ferramenta de inclusão. Demonstramos a eles nosso interesse em apoiar e ampliar o projeto e agradeço aos três por essa parceria, pela disposição em nos ajudar a cuidar das nossas crianças. Em breve, o Skate e Escola será levado para outras regiões da cidade, oferecendo novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento humano às crianças e adolescentes???, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Na EE Wadih Jorge Maluf, o projeto é desenvolvido com os alunos que apresentam baixo rendimento escolar e problemas de comportamento. Smurf e Leo ensinam as manobras de skate e Mariana é a orientadora pedagógica. ???Por meio da prática esportiva e da cultura do skate, nós trabalhamos com as crianças e adolescentes valores como determinação, superação de obstáculos, respeito ao próximo, entre outros. A Mariana realiza o acompanhamento escolar junto aos professores e os pais dos alunos, e os resultados têm sido muito gratificantes, com melhorias nas notas e no comportamento dentro e fora da sala de aula. O objetivo é este, promover essa transformação???, explicou Smurf.
Segundo o secretário de Governo, o projeto será estendido para as pistas de skate já existentes no Parque Bandeirantes (Área Cura), Nova Veneza (Avenida da Amizade) e Picerno. Nas regiões do Centro, Maria Antonia e Matão, as pistas serão montadas nas quadras de escolas. Em cada turma, serão atendidas aproximadamente 30 crianças.
???O prefeito Luiz Dalben nos encarregou de dar andamento nessa parceria e agora vamos verificar, junto ao Smurf, ao Leo e à Mariana, quais escolas podem receber o projeto, além de acertar os demais detalhes para começar a atender o mais breve possível novas crianças e adolescentes. Sem dúvida, é uma iniciativa que vai agregar muito no desenvolvimento e formação dos alunos, nos aspectos educativos, culturais e sociais???, explicou Dirceu Dalben.