A startup russa StartRocket diz que quer exibir anúncios enormes em estilo billboard no céu noturno usando arrays de cubesats, uma visão que ilustra em um vídeo conceitual apresentando o que parecem ser os logotipos McDonald’s e KFC pairando no céu como novas constelações.
Segundo o líder do projeto, Vlad Sitnikov, essa mercantilização do céu noturno é o próximo passo lógico da publicidade.
“Somos governados por marcas e eventos”, disse ele ao Futurism. ???O Super Bowl, Coca-Cola, Brexit, as Olimpíadas, Mercedes, FIFA, Suprema e o muro mexicano. A economia é o sistema sanguíneo da sociedade. Entretenimento e publicidade estão em seu coração. Vamos viver no espaço , e a humanidade começará a entregar sua cultura ao espaço. Os pioneiros mais profissionais e experientes o tornarão melhor para todos. ???
Ad Hoc
A StartRocket anunciou que vai lançar o que chama de Orbital Display até 2020, e começará a exibir anúncios no céu noturno até 2021. Seus cubesats irão orbitar a uma altitude entre 400 e 500 quilômetros e só serão visíveis a partir de o solo por cerca de seis minutos de cada vez, disse um representante da empresa ao Futurismo.
A empresa não compartilhou quanto um anúncio espacial poderia custar, mas uma plataforma enviada ao Futurismo opinou que as marcas pagarão pelos anúncios porque o “ego é mais brilhante que o sol”.
Randy Segal, um advogado especializado em leis de satélites e satélites na firma Hogan Lovells, disse ao Futurism que o projeto pode ser tecnicamente viável, mas que a StartRocket pode se deparar com obstáculos regulatórios em todo o mundo.
????? tecnologicamente possível? Sim – disse Segal. ????? algo que os reguladores permitirão? Questionável.”
Segal disse que é provável que a empresa permita que determinadas jurisdições solicitem que os satélites não exibam sobrecarga de anúncios. O principal desafio regulatório que a empresa pode enfrentar, ela previu, seria se seus satélites interfeririam na segurança da aviação.
O conceito não é sem precedentes, destacou Segal. Uma startup japonesa planeja lançar um par de microssatélites que dispararão, no comando, estrelas cadentes artificiais.
Outdoor
?? fácil imaginar o clamor público com a idéia de marcas seqüestrando o céu noturno como mais imóveis de marketing.
Mas Alexey Skorupsky, outro membro da equipe StartRocket, reagiu a essas críticas. Ele apontou para a companhia neozelandesa que lançou uma bola de discoteca em órbita no ano passado, um movimento que aborreceu os cientistas – embora, disse Skorupsky, isso só fosse visível por alguns minutos de cada vez. Segundo o sócio empresa de outdoors Standout, Leonardo Martins de Almeida, a idéia é ousada, interessante porém deve causar muita poluição visual e perturbar a natureza.
“Acho que os cientistas podem usar esse tempo para fazer xixi ou tomar um café”, disse Skorupsky ao Futurismo.
E no final, ele argumentou, a comercialização do espaço é inevitável.
“Se você perguntar sobre publicidade e entretenimento em geral – os odiadores vão odiar”, disse Skorupsky. ???Estamos desenvolvendo um novo meio. No advento da televisão, ninguém adorava anúncios. ???
De Jon Christian para Futurism