A Câmara Municipal de Americana, através de todos os vereadores da 18ª Legislatura, manifesta publicamente o repúdio às ofensas racistas sofridas pela vereadora de Campinas Paolla Miguel (PT) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campinas na segunda-feira (8). Os parlamentares americanenses protocolaram na secretaria da Casa uma moção de repúdio, assinada por todos os dezenove vereadores, condenando o ato.
Como amplamente noticiado pela mídia, a parlamentar discursava sobre um projeto que trata do Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra e do Fundo Municipal de Valorização da Comunidade Negra quando foi alvo de ofensas racistas por pessoas presentes no plenário. A ofensa foi inclusive citada pelo presidente da Casa, que interrompeu o discurso e prontamente solicitou as imagens para investigação do crime de racismo.
“O episódio de racismo em plena Câmara Municipal revela o quão estrutural e impregnada essa postura está em nossa sociedade e acende um alerta para a importância de se repudiar veementemente ofensas como essa e se discutir esse tema na sociedade para evitar que voltem a ocorrer”, defendem os vereadores americanenses na moção apresentada na Casa.
É inaceitável que casos como esse continuem ocorrendo em nossa sociedade, seja no ambiente político, profissional, educacional, ou em qualquer outro. Repudiar publicamente esse episódio é uma forma de defender não só a vereadora Paolla, covardemente atacada, mas também de mostrar que em um Estado Democrático de Direito, o crime de racismo não será aceito em hipótese alguma, independentemente do ambiente e da forma com que ele ocorra.
Desta forma, a Câmara Municipal de Americana reitera seu repúdio às ofensas racistas sofridas pela vereadora de Campinas Paolla Miguel e presta sua solidariedade à parlamentar.
É a nota.
Assinam todos os vereadores da Câmara Municipal de Americana.
Americana, 10 de novembro de 2021.