O vereador Rafael Macris (PSDB) utilizou o “pinga fogo” na sessão ordinária desta quinta-feira, 03/05, na Câmara Municipal de Americana, para alertar o poder público, principalmente, a Secretaria Municipal de Ação Social, para que providências sejam tomadas quanto à presença de pedintes e pessoas em situação de rua, realizando o Serviço de Abordagem Social.
O parlamentar cobrou uma posição da secretaria responsável por esse tipo de trabalho. “Desde março de 2016, Americana não realiza o serviço de abordagem social, que é especifico para pessoas nesta situação. Em resposta aos meus requerimentos, a Secretaria de Ação Social respondeu que o trabalho seria retomado em março deste ano, e isso não aconteceu. Espero que sejam tomadas providências quanto a esse importante trabalho”.
O Serviço de Abordagem Social é o processo de saída das ruas e busca solucionar as necessidades imediatas do indivíduo, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia de direitos.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Ação Social, no último diagnóstico realizado em setembro de 2017, Americana possuía 115 pessoas em situação de rua (95 do sexo masculino e 20 do sexo feminino). Comparado ao ano de 2016, o número de pessoas nesta situação teve um aumento de 51%.