A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou que vai desativar o ramal ferroviário que liga Piracicaba a Nova Odessa, passando por Santa Bárbara d???Oeste. O prefeito de Santa Bárbara d???Oeste, Denis Andia (PV) e o vereador Ademir da Silva (PT), com o deputado federal Carlos Zarattini em Brasília, com o diretor geral Jorge Luiz Macedo Bastos e o gerente de projetos de transporte ferroviário de cargas André Luis Oliveira de Mello.
Zarattini havia solicitado a desativação do ramal e retirada dos trilhos por meio de ofício. O prefeito justificou que parte do trilho remanescente do ramal ferroviário –que não opera há quase duas décadas– tem retardado o desenvolvimento de diversas regiões da cidade e dificultado a realização de obras, principalmente na questão da mobilidade urbana.
O diretor geral da ANTT informou que a ALL (América Latina Logística), concessionária da malha, não tem interesse em reativar o ramal e que fará a devolução do trecho à União. Bastos solicitou ao prefeito que encaminhe à ANTT todos os projetos de intervenção para que sejam agilizados