As redes sociais não irão garantir vitória aos candidatos das Eleições Municipais deste ano, marcadas para começar no dia 15 de novembro. É o que diz Osmar Bria, master political coach conhecido como “o guru dos votos”. Na visão dele, as pessoas estão se agarrando às novas ferramentas e estão esquecendo outros fatores importantes na hora de conquistar o voto.

O analista comportamental garante que se a pessoa não é um fenômeno das redes sociais, certamente não será por lá que ela vai vencer. “Vejamos, o voto do vereador é o voto de uma minoria da população. Chamamos de voto proporcional justamente por isso. Sendo assim, o principal foco deste pré-candidato é encontrar esse grupo. Com certeza essa minoria mora ao lado, é presencial. Por isso a formação e gerenciamento de uma rede de relacionamento desse tipo é fundamental”, garante o guru.

Bria, autor dos livros “A Fórmula do Voto” e “Mulher, Emoção e Voto”, já treinou mais de 10 mil pessoas virtualmente durante a pandemia da Covid-19. O foco é o pleito municipal. “É possível observar um desânimo nas nominatas de vereadores por todo o país. O pré candidato está perdido. Nos tempos de Covid-19, ele não pode simplesmente ir até a rua. Com a impossibilidade de fazer reuniões com muitas pessoas, o candidato entra em uma espécie de “depressão eleitoral”, que é normal que aconteça durante a campanha. Porém, ela é tratada com o movimento. Sem movimento, os momentos de dúvida vão assumindo o controle”, diz.

Osmar Bria ganhou grande notoriedade a partir das eleições de 2018, quando treinou diversos candidatos e ajudou a eleger 30 deputados e um governador, acumulando 2 milhões de votos ao todo. Na visão dele, os pré-candidatos que pretendem surpreender nas eleições devem focar em estratégias simples e assertivas. Já os partidos, devem investir em qualificar as nominatas, proporcionando treinamentos que façam desses candidatos postulantes reais a uma vitória nas urnas. 

“A motivação é um fator determinante. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, é possível trilhar um caminho de sucesso no pleito eleitoral. Entretanto, é necessário lembrar sempre que as redes sociais, sozinhas, não vão te levar a vitória.  A campanha começa ao seu lado”, ressalta Bria.

Mesmo assim, o analista comportamental acha que as redes sociais podem ajudar se forem utilizadas corretamente. O Whatsapp, por exemplo, é apontado por ele como uma ferramenta muito mais efetiva que o Instagram ou Facebook.

“Se fosse pra definir uma rede protagonista, certamente seria a eleição do WhatsApp. O Instagram é uma forma de comunicação onde você depende que alguém simplesmente resolva te conhecer melhor e vá até lá de forma espontânea. Com o WhatsApp, o contato um a um é muito melhor e a plataforma permite que você organize sua campanha através do smartphone, ao usar as ‘Listas de Transmissão Inteligentes’. Com elas, é possível falar com um grande número de pessoas sem perder o contato individual”, comenta.