As chuvas vieram e os cuidados com economia de água continuam sendo imprescindíveis, mas em Nova Odessa já há o que se comemorar. As represas da cidade estão com capacidade superior ao registrado em março do ano passado, quando ainda não existiam os problemas de escassez de água causados pela estiagem. Isto deve-se ao trabalho de desassoreamento realizado recentemente pela Prefeitura e pela Coden (Companhia de Desenvolvimento), que aumentou a capacidade de três represas da cidade.
No ano passado, as seis represas que integram o sistema de abastecimento de água em Nova Odessa armazenavam 2.337 milhões de litros de água. Hoje, com o desassoreamento, esta capacidade aumentou para 2.450 milhões. “Na Recanto 2, por exemplo, a capacidade de reserva passou de 330 milhões para 410 milhões de litros”, comentou o diretor-presidente da Coden, Ricardo ??ngaro. O aumento apenas nesta unidade, que recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão, é de 24,2% da capacidade.
De acordo com ??ngaro, atualmente as represas de Nova Odessa estão com 83%. Porém, esse mesmo volume de água, antes do desassoreamento, representaria 98% da capacidade antiga.
O diretor destacou que a população também tem contribuído para melhor uso da água na cidade. Segundo ele, antes do sistema de racionamento implantado como medida para economizar água, a Coden registrava média de 16 milhões de litros tratados.
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza lembrou que todos os investimentos foram feitos pensando em garantir o abastecimento, mas ressaltou que a longa estiagem deixou uma lição à população.