O mercado de computadores é um dos setores mais favorecidos com as mudanças provocadas pela pandemia. Com as pessoas trabalhando e estudando em casa, as vendas e locações de PCs e notebooks tiveram um boom em 2020. E mesmo com a retomada das atividades presenciais, a demanda no setor continua alta. Dados divulgados nesta semana pela consultoria IDC apontam um crescimento de 3,9% no setor, no terceiro trimestre de 2021. É o sexto trimestre consecutivo de alta.
Na É PRA JÁ Impressões Inteligentes, localizada em Sumaré, o aquecimento nas locações e vendas de PCs e notebooks provocou uma grande reestruturação interna, incluindo a criação de departamentos e abertura de novas vagas de trabalho. A empresa trabalha com locação e venda de PCs, notebooks, impressoras, aparelhos celulares, entre outros equipamentos e soluções.
No ano passado, com o início da pandemia, as vendas de máquinas tiveram um boom histórico: cresceram 20 vezes mais, comparando com a média dos anos anteriores. E o ritmo continua em alta nesse ano. A empresa fechou o terceiro trimestre com um aumento de 30% nas vendas.
Para atender à demanda, a empresa ampliou o departamento de vendas e implantou um departamento de marketing. A reestruturação também inclui uma mudança nas vendas pela internet. “Até então as vendas se concentravam na nossa loja física, mas com a pandemia a procura através da internet cresceu muito, o que nos levou a investir também nas vendas on-line”, explica Cristiano Anselmo, CEO da É PRA JÁ Impressões Inteligentes. Com as mudanças, foram criadas nove vagas de trabalho. Outras cinco devem ser preenchidas ainda este ano.
Para Anselmo, a tendência é que 2021 termine com saldo de vendas melhores que o ano passado. São vários os fatores que devem manter o aquecimento. Ele lembra que mesmo com a volta das aulas presenciais e das atividades nas empresas, muitos escritórios devem manter o formato home office.
E quem estava se segurando para não fazer gastos, optando apenas pela manutenção ou reparos, agora está confiante em trocar de máquina. “Com a retomada da economia, as empresas e consumidores estão mais otimistas e aproveitando o momento para investir em novos equipamentos”, comenta.