Com objetivo de contratar especialistas e reduzir as filas de espera na rede pública de saúde de Americana, o vereador Welington Rezende (PRP) se reuniu com o prefeito Omar Najar (PMDB).
Rezende explicou ao chefe do Executivo a necessidade de o município formatar um consórcio de saúde em parceria com Nova Odessa para contratar médicos. Dessa forma, os gastos não entrariam na folha de pagamento da Prefeitura e não extrapolariam a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
O parlamentar recebeu aval do prefeito para marcar uma reunião junto ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas-Norte) e ao prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), para discussão de viabilidade no gabinete do chefe do Executivo americanense.
A ideia é ter médicos que atuem em áreas como cardiologia, reumatologia, gastroenterologia, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria, entre outras.
Via consórcio, os médicos podem ser contratados em regime PJ (Pessoa Jurídica) e clínicas especializadas em procedimentos como raio-x, ultrassom, mamografia e outros exames, podem se credenciar e atender pacientes da rede pública.
Para avaliação da qualidade do atendimento ??? indicador priorizado pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) – o consórcio realiza pesquisas de satisfação permanentes.
“Como Americana não pode abrir concursos públicos nesse momento, essa é uma das poucas alternativas que temos para resolver os problemas da saúde pública de Americana”, destacou Rezende.