A RMC (Região Metropolitana de Campinas) tem 3 cidades entre as que mais possuem carros por habitante do Brasil. Vinhedo, Campinas e Valinhos estão em quinto, sétimo e décimo lugares na lista das cidades mais motorizadas do país. Americana vem na 24a posição.
Em Sao Caetano do Sul (SP), a cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo a ONU – há um automóvel para cada 1,5 pessoa. Todos os 25 municípios deste ranking estão no Sul ou Sudeste, onde a penetração de automóveis é maior hoje. 
Para a surpresa de muitos, a congestionada São Paulo não está na lista, apesar de ter a maior frota do país: cinco milhões de carros. Ela ocupa oficialmente o 34º lugar. Os EUA estão entre as três nações mais motorizadas do planeta apenas quando se levam em conta caminhões, onibus e outros tipos de transporte.
Os números de automóveis são dos registros de veículos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em dezembro de 2013. A estimativa da população é do IBGE, do mesmo ano.
Vale lembrar que, segundo especialistas, a comparação entre países não é tão simples.

“O número da frota está contaminado aqui porque não se dá baixa nos veículos (após eles pararem de circular)”, afirma Flamínio Fichmann, arquiteto e consultor de transportes, lembrando que nos EUA, por exemplo, isso é feito.